sábado, 15 de março de 2008

SABIA QUE...




Para produzir um 1 Kg de carne é preciso 100 vezes mais água do que para produzir 1 Kg de trigo, e que para produzir um bife são necessários 2.000 litros de água? Para se produzir meia dose de frango são necessários 1.550 litros de água?

Sabia que a produção de proteína animal requer 11 vezes mais energia de combustíveis fósseis do que a produção de proteína vegetal?  Sabia também que 45% da produção mundial de cereais é para alimentação de gado e pelo menos 2/3 da produção de soja é para rações?

Sabia que 1 Ha de soja produz 17 vezes mais proteínas do que a carne de vaca produzida na mesma superfície? Ou seja, enquanto um animal bovino alimenta apenas 100 pessoas consumidoras de seu cadáver, a soja e os cereais produzidos na mesma superfície alimentaria 3.000 de seres humanos que  que contribuiriam assim também para reduzir o impacto ambiental causado pela alimentação  animal.

Sabia também que um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos?

Sabia que para o fabrico de fraldas de papel, são abatidas anualmente mais de mil milhões de árvores e que bastava que todos os países reciclassem metade do papel que consomem para que 40 mil quilómetros quadrados de terras fossem libertados do cultivo de árvores de crescimento rápido como o eucalipto?

Sabia que para a produção de uma tonelada de papel utilizam-se 5.000 kw/hora de energia eléctrica, enquanto que para a reciclagem dessa mesma quantidade, os números reduzem para 2.500 kw/hora, além de que a poluição do ar é reduzida para 95%?

Sabia que actualmente 84% do lixo doméstico pode ser reciclado e que Portugal recicla pouco e/ou apenas 13% de vidro é reciclado enquanto a Suiça reclica 55%? - Cada garrafa de vidro reciclada dá uma economia de energia equivalente a uma lâmpada de 100W ligada durante 4 horas.

Por fim, sabia que o consumo de energia nas cidades faz aumentar a temperatura em cerca de 2 a 3 graus centígrados em relação à temperatura do meio circundante e que a Indústria não é o sector de maior consumo de energia, mas sim os Transportes ou circulação automóvel? - Doutro modo, um automóvel desafinado por exemplo, emite também o dobro de substâncias poluentes e poucas pessoas se preocupam com isso quando vêm os canos de escape de seus veículos libertarem fumo negro. Os veículos a gasóleo são os mais poluidores e por isso deveriam pagar o combustível mais caro em dobro do que as restantes viaturas, mas infelizmente tal não acontece. É o contrário!

Fica aqui mais esta questão,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

*
Nota: clicar na imagem acima e ver video

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails