terça-feira, 23 de janeiro de 2018

UMA VERDADE INCONVENIENTE...

 
 
O Chefe do IPCC da ONU (Dr. Rajenda Pachauri), apelou ao não consumismo de carne para evitar maiores prejuizos no nosso Planeta devido ao grande dispêndio de energia e recursos na sua produção que agravam ainda mais a questão das alterações climáticas.
 
Ele destaca a importância de uma mudança de comportamentos na Humanidade e dos hábitos alimentares dizendo que "uma alimentação vegetariana pode ajudar a combater os problemas do clima e seus impact...os nos tempos que correm", apelando pois para que as pessoas em todo o mundo "controlem mais os seus impulsos carnívoros".
 
Tanto mais que, "a produção de 1 Kg de carne bovina provoca o equivalente a 36,4 Kg de emissões de gases poluentes (tanto como os automóveis a diesel ou gasolina) além dos recursos energéticos necessários à conservação de seus cadáveres e da quantidade de água potável utilizada na criação massiva de animais com seus impactos ambientais, havendo mesmo grandes desflorestações de áreas para o cultivo de soja destinada a rações (como acontece na Amazónia) quando seriam necessários menos recursos de áreas para plantação de cereais e vegetais para consumo humano.
 
Pachauri elogia por isso todos os que já optaram por uma alimentação vegetariana pelo grande contributo que estão dando ao planeta e ao meio ambiente, além dos benefícios que isso trás a nivel da saúde.
 
Outras mudanças são necessárias também, como por exemplo não comprarmos coisas supérfluas e sim apenas o que necessitamos para nossa sobrevivência e não afetarmos a Natureza nem destruir seus ecossistemas. Todos sabemos que já existem "ilhas de plástico" nos oceanos acumulando milhões de toneladas de lixo flutuante da nossa civilização.
 
Por fim, o Chefe do Departamento Científico da ONU para as questões climáticas, faz também seu alerta para os perigos do "Aquecimento Global" dizendo que se aproximam "dias sombrios" para a Humanidade inteira se nada for feito para minimizar os "impactos graves" por todo o mundo, podendo daí advir maiores guerras e lutas por alimentos que tendem a excassear, enquanto se desperdiçam actualmente milhões de toneladas que a todos poderiam sustentar.
 
Enfim, que o actual chefe da Casa Branca (Donald Trump) entenda que a "América Furst" será talvez a primeira a ser atingida por fenómenos climáticos extremos que a imobilizarão tal como outros países que sofrerão as consequências das alterações climáticas devido ao aumento da Poluição. E tudo poderia ser evitado, em grande parte, se toda Humanidade fosse vegetariana e vivesse mais de acordo com a sua verdadeira condição.
 
Na verdade "Tudo está ligado" como dizia o Chefe Seattle....
       
Pausa para reflexão!
Rui M. Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails