terça-feira, 7 de julho de 2015

OS VICIOS HUMANOS

 

O dia 14 de Abril foi escolhido para ser o dia mundial do café que milhões de pessoas consomem diariamente viciando-se na cafeina sem a qual já não conseguem passar (os cafeinodependentes), tal como o fumador se habituou à dose de nicotina que precisa absorver para não stressar.
 
O mesmo acontece com os consumidores de cocaina, heroina, etc., cujas substâncias provocam efeitos semelhantes nos toxicodependentes que necessitam tomá-las diariamente e ninguém se lembrou ainda de criar o dia mundial da Droga que milhões de jovens consomem em todo o mundo, sendo um dos flegelos do século actual.

Da mesma forma o alcool que tanta gente consome, responsável por inúmeros acidentes de viação e cenas de violência familiar ou comas de jovens que bebem até à exaustão, não deverá ser elevado à categoria de coisas boas para o ser humano que até justifica seu consumo pelo vício da ‘moderação’.

Enfim, vão aparecendo cada vez mais especialista falando dos ‘benefícios’ da cafeina, da nicotina, do alcool, nem que seja para a “socialização”, sendo facto que as pessoas se juntam nos cafés, nos bares, etc., para tomar sua ‘bica’ e fumar seu cigarro ou beber um copo de brandy ou wisky, alimentando assim seu vício diário durante anos até surgirem problemas de saúde que obriguem à sua eliminação.

Quanto ao café que tanta gente aprecia e alguns médicos dizem levianamente que até faz bem à saúde, é bom saber que não é assim porquanto aumenta a tensão arterial, faz mal ao coração e afeta o sistema nervoso central, sendo um excitante que provoca insónia e dificulta a absorção de ferro nos intestinos, sendo contra indicado nas pessoas que sofrem de anemia. Além disso, nas mulheres fumadores que tomam a pílula, torna-se uma mistura perigosa (cafeina + nicotina + estrogenos) que aumenta o risco de AVC ou enfarte do coração.

Fica aqui mais esta reflexão!

Rui M. Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails